A História do Jazz Dance - Luigi

A História do Jazz Dance - Luigi
Por Andre Gama

Eugene Louis "Luigi" Faccuito foi um bailarino de Jazz Dance Americano, coreógrafo, professor e um inovador, mais conhecido por criar uma técnica de exercícios de Jazz Dance. O “Aquecimento de Luigi” é um programa de treino que promove o alinhamento do corpo, equilíbrio, força de tronco e o feeling interior, e também é utilizado para reabilitação. Este método se tornou a primeira técnica para o ensino de Jazz Dance do mundo.

Luigi desenvolveu a técnica, que consiste em uma série de exercícios baseados na técnica clássica, para sua própria reabilitação após ter sofrido um acidente de automóvel aos vinte e um anos. Determinado a dançar novamente, ele primeiro aprendeu a ganhar novamente o controle de seu corpo através do que ele utiliza como pilar de sua técnica – ou seja, “alongar e esticar o corpo sem esforço” e “colocar o lado bom no lado ruim ”. Ele então focou-se em uma forma de “se estabilizar – como se estivesse pressionando uma barra invisível”. Seus esforços valeram a pena, pois ele teve uma carreira de sucesso e se tornou um professor de Jazz Dance renomado mundialmente.

Alguns autores o chamaram de “O Embaixador do Jazz Dance”, “Pioneiro”, “O Flautista”, “O Doutor do Corpo” e mais ainda, “O Inovador”. Os historiadores da Dança definiram seu estilo de Jazz como sofisticado, elegante e “fogo líquido”. Sua perseverança e seu talento deram a ele a oportunidade de trabalhar e todos os campos do Show Business, do Burlesco aos musicais de Hollywood, Broadway e outros. Ele recebeu seu nome artístico de Gene Kelly.

“Um bom professor sabe como prevenir lesões”, disse Luigi. Ele enfatizava a importância de utilizar seu corpo de forma correta, dizendo aos seus alunos “Não se apresse – sinta o que está fazendo”. Ele também dizia: “Se você continuar fazendo as coisas corretamente pelo tempo necessário, elas melhorarão. Mas se fizer as coisas erradas por muito tempo, elas parecerão certas – erradas”.

Talvez o maior componente do paradigma de Luigi seja a “oposição”. Isto é, usar um lado do seu corpo para controlar a “extensão” do lado oposto: “Você puxa a esquerda para longe para alcançar a direita”.

Grade Horária