A Dança Contemporânea não é propriamente uma modalidade de aula, mas um conceito. Ela caracteriza-se, antes de tudo, pelo pensamento que a concebe, com a premissa de expressar e dialogar os anseios e as questões da sociedade na atualidade. Não obstante, antecipa-se a essas tendências, criando, muitas vezes, trabalhos de vanguarda.
Este conceito de Dança Contemporânea utiliza-se de diversas técnicas e métodos para instrumentar os corpos dos bailarinos e, a partir daí, construir o seu discurso. Essas técnicas são frutos de apuradas observações do corpo humano, da sua relação com o espaço físico e o tempo. Também, são resultados de pesquisas práticas, com a investigação e experimentação de parâmetros concretos dentro da relação corpo/tempo/espaço. Outras vertentes artísticas também servem como fonte de conhecimento para a Dança Contemporânea, que muitas vezes se utiliza de técnicas teatrais, circenses, e muitas outras modalidades, aplicando esses princípios ao desenvolvimento da sua movimentação.
A Dança Contemporânea também provoca a análise instrospectiva, e através dela, o desenvolvimento do indivíduo, estimulando o contato e o trato com as questões mais intrínsecas do ser humano, e as elucidando através do dialogo do corpo com a música e o espaço, externando as emoções e sentimentos.
Autor: Andre Gama